segunda-feira, 23 de junho de 2008

Se ferrou!

Todos sabem que eu detesto cozinhar e faço qualquer coisa pra me livrar do fogão. Qualquer coisa mesmo. Outra dia tinha 3 reais no bolso e nem ia ter tempo de passar no banco porque estava indo pra casa - imagine - fazer almoço pra mim. No caminho passei por uma espelunca que anunciava "almoço por 2,99". Adivinha o que eu fiz? Claro... entrei lá e almocei. O bife estava duro mas não tão dura quanto a vida de uma cozinheira à beira do fogão; o feijão parecia água suja mas não tão suja quanto da louça que eu teria que lavar. E ainda deu tempo pra ir ao banco...

A vantagem é que eu como de tudo: repolho, fígado, bucho, rabada, giló, quiabo... os campeões de rejeição na cozinha tremem ante meu garfo implacável.

Pois hoje eu fui almoçar na padaria. Sim, estão servindo almoço lá, comida limpinha, bem-feita, adorei. Só que se come no balcão.

Chego hoje e já havia lá uma moça de uns trinta e poucos anos, morena e bonita. Sento ao lado dela, ela me cumprimenta com um sorriso. Logo chega um homem aparentando cinqüenta e uns. Enquanto espero minha refeição ele começa a falar do nada:

- Eu sempre cozinhei enquanto era casado. Agora que sou divorciado não cozinho mais, prefiro comer fora.

Eu fiquei bem na minha, fiz de conta que não era comigo. A moça nos olhou e sorriu. Assim que nossa comida chega ele me pergunta:

- Casada?

Olha, eu ando com o saco cheio dessa conversinha de cerca-lourenço, desse papo-aranha, dessas cantadas baratas de rua. A contragosto fiz que não com a cabeça e continuei comendo, indiferente.

A moça do meu lado esquerdo (ele estava do meu lado direito) não se agüentou:

- Eu também sou divorciada.

Eles então começaram uma longa conversa que durou toda a (nossa) refeição. Eles dois, um de cada lado, eu no meio.

A coisa progrediu, porque quando eu já me preparava pra pedir um café ele pediu a ela o número do telefone. Ela pediu o dele e então ele perguntou:

- De onde é esse número? Do seu serviço?

- Não, de nosso templo. Sou evangélica e adoraria que você aparecesse lá. Você está se queixando de solidão (ela não notara a cantada implícita, se notou tratou de torcer pro que lhe interessava), e lá você verá que na solidão podemos ter um encontro verdadeiro com Jesus Cristo.

Ela metralhava passagens do evangelho como se aquilo fosse um "bombardeio santo", o homem estava assim meio atordoado como se não soubesse de onde vinha o ataque nem pra onde correr. Tive que segurar o riso até sair da padaria. Mas mal cheguei na esquina estourei numa sonora gargalhada. Pois é, as cruzadas santas resolveram agora atacar bem no quartel general do inimigo. E não é que o "comedor" se ferrou?

(por Zailda Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia o recado:

1- Se não quiser usar seu nome verdadeiro, invente um apelido.

2- Comentários anônimos serão deletados se contiverem críticas porque considero covardia criticar no anonimato.

3- Deixando seu email você será avisado quando seu comentário for publicado e respondido no blog. Seu email não será publicado.

4- Assine RSS do comentário para acompanhar as respostas ao tópico.

E o mais importante:

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.