terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Machista, quem? Eu?

Depois de meio século de vida sou obrigada a render-me às evidências: Papai Noel não existe, unicórnio não existe, homem machista não existe. O quê? Está duvidando de minha palavra? Pois então você pode acender uma vela pro Negrinho do Pastoreio e dar cem pulinhos pra São Longuinho, procurar dia e noite que eu quero ser uma macaca se encontrar um homem nesse planeta, unzinho só que seja, que faça a declaração:

- Sou machista.

Pois eu dou minha cara a tapa se esse dia acontecer, em que um ser do sexo masculino nesse planetinha de merda me apareça com essa. Machistas, eles? Imagina, isso é coisa do século passado. Hoje esse negócio de machismo acabou.

Veja bem, minha amiga, se o seu marido ou namorado lhe diz que essa saia, essa saia aí que você está usando, sim senhora, que não tem nem um palmo de tecido, essa mesma aí que ele achava um mimo quando se conheceram, é indecente e que você só sai com ele com essa saia passando por cima do cadáver dele e sozinha nem pensar, isso não é machismo coisa nenhuma. Não é não, pode parecer à primeira vista para as desavisadas do sexo frágil que esse tipo de imposição trata-se da mais clara, arrogante, prepotente, e sei lá que mais, expressão de machismo, mas como seu marido ou namorado poderá lhe explicar, isso é puro engano, pois na verdade ele está apenas lhe poupando de passar pelo ridículo de acharem que você é uma mulher vulgar.. Pois é, trata-se apenas de uma forma de salvagualdar você dos pensamentos maus e impuros dos outros homens que, sim, são machistas e a olharão apenas assim como um pedaço de carne, um objeto sexual. Imagina se ele iria permitir que pensassem isso da senhora.

Esmalte vermelho deve ser pros homens como roupa vermelha o é para vaca brava. Deve haver algum tipo de mensagem obscura do tipo "parte pra cima", por isso nossos queridos maridos que só pensam em nosso bem jamais permitirão que o usemos, imagina só se um imbecil mal-amado desses, que só querem nos usar, tentar tirar partido da gente só porque estamos de esmalte vermelho, não é mesmo? A gente é distraída, vive com a cabeça no ar, precisa deles (e isso não é machismo não) pra pensar nas coisas pra gente. E dizem isso citando descobertas científicas, que não é por acaso que foram descobertas por cientistas homens, segundo as quais a mulher usa uma proporção menor do cérebro que os homens.

Aqui cabe uma explicação nem tão científica mas nem por isso menos precisa, de que não usamos tanta massa cinzenta assim porque não arquivamos a quantidade de bobagens que eles guardam no cérebro deles. Então, me diga lá pra quê eu quero saber de cor a escalação do time brasileiro na copa de 70? Quantos pontos o Ayrton já tinha feito na Fórmula 1 antes de morrer? Quantos álbuns o cantor favorito dele já gravou?

Pois é, minha amiga. Homem machista não existe, e se eles vez por outra tomam atitudes que nós, com nossas células cinzentas a menos poderíamos classificar de machistas e porco-chovinistas, analisadas com mais calma e à luz das explicações racionais deles logo veremos que são apenas uma forma de demonstrar amor e preocupação conosco, pois afinal somos a "rainha do lar'.

Não que eles queiram nos podar ou dizer o que devemos ou não fazer, mas quando nos dizem gentilmente "pra quê tanta pintura, tá parecendo uma qualquer!" com aquele tom de voz que faz estrondar a casa e tremer a vidraça, devemos dar graças a Deus por ter alguém que nos mostre o quanto somos descuidadas com nossa própria imagem. Ou não.

(por Zailda Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia o recado:

1- Se não quiser usar seu nome verdadeiro, invente um apelido.

2- Comentários anônimos serão deletados se contiverem críticas porque considero covardia criticar no anonimato.

3- Deixando seu email você será avisado quando seu comentário for publicado e respondido no blog. Seu email não será publicado.

4- Assine RSS do comentário para acompanhar as respostas ao tópico.

E o mais importante:

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.